Sobre Nós

Nosso Grupo

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER agrega ações no campo do ensino, da pesquisa e da extensão na temática da educação das relações étnico-raciais numa perspectiva interdisciplinar. Também atua na formação de nov@s pesquisador@s no âmbito da graduação e da pós-graduação e desenvolve ações em colaboração com a sociedade por meio da extensão universitária. O NEGRER está cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e na Rede Nacional de Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Consórcio NEABs, junto à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN. Tem como linhas de pesquisas os seguintes eixos temáticos: Cultura de Base Africana e Educação; História Africana e Afro-brasileira; Gênero, Diversidade e Relações Étnico-raciais; Infâncias, Arte e Diversidade e Étnico-racial; Populações Indígenas: história, cultura e educação; Educação Quilombola. As pessoas que compõe o NEGRER são discentes e docentes de graduação e de pós-graduação da Universidade Regional do Cariri – URCA e de outras instituições, profissionais da educação básica, ativistas dos movimentos sociais do Cariri cearense, somos um grupo aberto para acolher interessad@s em discutir e refletir sobre os temas supracitados.

Tem como linhas de pesquisas os seguintes eixos temáticos

  • Cultura de base africana e educação;

  • História Africana e Afro-brasileira;

  • Gênero, diversidade e relações étnico-raciais;

  • Infâncias, arte e diversidade e étnico-racial;

  • Populações indígenas: história, cultura e educação;

  • Educação quilombola

IDEALIZADORES E COORDENADORES DO SITE

Cicera Nunes

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2010). É Mestre em Educação Brasileira também pela Universidade Federal do Ceará (2007). Pedagoga e Especialista em Arte-Educação pela Universidade Regional do Cariri (2003). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2020/2021) e no Prgrama de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará - UFPA. Foi professora da educação básica da rede municipal e particular de Juazeiro do Norte (2000-2008), da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2008-2010) e da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010-2011). Atualmente é Professora Associada vinculada ao Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História da URCA. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da URCA (2021-2023). Coordena o Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais - NEGRER/URCA. Coordenadora Geral do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED.Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e patrimônio afrodescendente, educação das relações étnico-raciais, reisados e congadas, formação de professores e o ensino da história e cultura africana e afrodescendente.

Rafael

Professor da educação básica. Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Graduando em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. O projeto de pesquisa a ser desenvolvido é intitulado OS ENGENHOS DE CANA-DE-AÇÚCAR DO CRATO-CE COMO ESPAÇO EDUCATIVO DAS AFRICANIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA , sob orientação do professor Doutor Henrique Cunha Junior. Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER) Departamento de Educação / Universidade Regional do Cariri. Pesquisador na área de patrimônio cultural, africanidades e afrodescendência e História africana no Cariri cearense. Atuou como integrante do núcleo de bolsa do programa PIBID com pesquisa voltada a patriamonialização da Chapada do Araripe. Bolsista de Iniciação Científica, "O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CARIRI CEARENSE". Coordenador do projeto de extensão AfroCeará. Membro da comissão científica do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Coordenador e um dos idealizadores do programa de PODCASTNEGRER, do Site negrer.com e produtor de áudiovisual.